Hospital Geral de Pirajussara PDF Imprimir E-mail


PESQUISADORES RESPONSÁVEIS

Dra. Ana Lúcia Goulart
Dr. Milton Miyoshi
Dra. Ana Lúcia Acquesta
Dra. Daniela Miguel Gibertoni

I. Instituição

O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de Saúde, que dispõe de 282 leitos e tem como foco institucional, o paciente crítico cirúrgico. O Hospital está localizado no município de Taboão da Serra e iniciou suas atividades em novembro de 1999. A Instituição tem como missão prestar assistência hospitalar de média e alta complexidade, dentro dos princípios de hierarquização e regionalização do SUS, contribuindo para pesquisa, formação e capacitação profissional, buscando uma saúde pública digna com qualidade e compromisso social.

O Hospital obteve os certificados de Acreditação da ONA (nível três) e Canadense.

A Unidade Neonatal está afiliada à Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. A política institucional da Unidade é: prestar assistência de excelência para os recém-nascidos, garantindo cuidados sistematizados e individualizado, incentivando a participação e acompanhamento dos familiares durante tratamento, facilitando a continuidade deste no pós-alta, com foco na Segurança do Paciente, alinhado às diretrizes institucionais.

A população atendida compreende as gestantes de baixo e alto risco, da região de Taboão da Serra e o Município de Embu, tendo como característica nível socioeconômico baixo. As gestantes realizam pré-natal nos postos de saúde dos municípios da região, e caso a gestação seja de alto risco são encaminhadas e recebem acompanhamento ambulatorial no hospital.

As gestantes são admitidas pela equipe da Obstetrícia na sala de atendimento do Centro Obstétrico. Este setor dispõe também de Salas de Pré-parto (06 leitos) e Salas de Parto (03 salas).

A assistência ao recém-nascido no Centro Obstétrico é realizada pelo médico neonatologista de plantão e, em alguns casos pelo residente (R3) da Disciplina de Pediatria Neonatal da UNIFESP, sob supervisão. Este estágio, na Sala de Parto, possui um rodízio de aproximadamente 30 dias. A equipe de enfermagem recebe periodicamente atualização do Programa de Reanimação Neonatal pela coordenadora da Unidade, sendo a mesma instrutora credenciada no Programa pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A Unidade Neonatal presta assistência somente aos pacientes nascidos no hospital e os setores são constituídos como descrito abaixo:

  1. Alojamento Conjunto: 42 leitos, tendo em média 30 binômios mãe-RN. Atende o recém-nascido que apresenta condições clínicas para ser mantido com a mãe em enfermarias de 2 a 4 leitos, sendo a média de permanência de 48 horas.
  2. Terapia Intensiva: 10 leitos. Atende recém-nascidos que apresentam condições clínicas instáveis, necessitando de monitorização contínua. As síndromes clínicas de maior prevalência são prematuridade, desconforto respiratório e sepse.
  3. Isolamento: 2 leitos. Atende aos pacientes com quadro de sepse e/ou colonização por microorganismos multiresistentes. Podem ser mantidos sob monitorização contínua e necessidade de suporte ventilatório.
  4. Cuidados Intermediários: 14 leitos. Atende recém-nascidos hemodinamicamente estáveis que necessitem de internação para observação clínica, investigação diagnóstica, tratamento de fototerapia e/ou antibioticoterapia.
  5. Canguru: 5 leitos. Atende pacientes prematuros clinicamente estáveis para ganho ponderal, com peso acima de 1250gr e sem uso de medicação endovenosa.

II. Equipe Médica

A equipe dispõe de profissionais com especialização em neonatologia, terapia intensiva neonatal e/ou terapia intensiva pediátrica.Coordenadora: Dra. Ana Lúcia Acquesta

  • Coordenadora Assistente: Dra. Bruna G. C. Lima
  • Diaristas (período 7h às 13h): Dras. Anna Carolina Rolim, Daniela Miguel Gibertoni e Milena Catani.
  • Plantonistas (7h às 19h): 03 plantonistas
  • Plantonistas (19h às 7h): 02 plantonistas
  • Plantão Final de Semana: 03 plantonistas 12hs dia e um visitador (7h às 13h), 02 plantonistas (19h às 7h).

III. Equipe Multidisciplinar

Os profissionais de saúde que contribuem para a assistência na Unidade são constituídos pelos seguintes colaboradores:

  • Enfermagem: Uma enfermeira supervisora (7h-17h) e uma enfermeira assistencial para cada turno. A equipe é capacitada para a passagem de cateter percutâneo (PICC). Técnicas e/ou auxiliares de enfermagem de 08-10 funcionárias para cada turno
  • Fisioterapia: dispõe de um profissional em cada turno, específica para a Unidade
  • Fisiatria: interconsulta para pacientes internados, e acompanhamento ambulatorial na alta para todos os pacientes internados
  • Fonoaudiologia: acompanhamento de segunda a sábado para estímulo e acompanhamento a amamentação
  • Psicologia: atendimento individualizado se necessário, ou grupo de cuidadores semanal
  • Assistente Social: de segunda a sábado
  • SCIH: realiza o NISS, visita semanal com equipe de enfermagem da Unidade e visita médica 03vezes/semana
  • Oftalmologia: profissional da UNFESP que realiza os exames de fundo de olho semanalmente, tanto de prematuros como de pacientes com indicação clínica. Caso seja necessário há possibilidade de realização de tratamento com laser.
  • Neurologia Pediátrica e Endocrinologia Pediátrica: semanal
  • Neurocirurgia, Ortopedia, Vascular: diariamente
  • Cirurgia Pediátrica: segunda à sexta-feira
  • Cardiologia Pediátrica: 02 vezes/semana e  a distância se houver necessidade para outros horários
  • Cirurgia Cardíaca para fechamento de Canal Arterial: 02vezes/semana.

IV. Exames de Apoio

O hospital dispõe :

  • Laboratório Clínico e Radiologia: 24horas
  • Ecocardiograma: 02 vezes/semana (no leito)
  • Ultrassom: diariamente, e no leito 03 vezes/semana
  • Tomografia Computadorizada: diariamente
  • Eletroencefalograma: 02 vezes/semana
  • Triagem auditiva: 05 vezes/semana.

V. Unidades de Apoio

  1. UCEP: Unidade de Crônicos localizada próximo à UTI Pediátrica (6 leitos) há um diarista e plantonista da UTI Pediátrica que prestam assistência a estes pacientes.
  2. Enfermaria de Pediatria
    Estes dois setores (acima) atendem aos pacientes egressos da Unidade Neonatal que compreendem os recém-nascidos a termo com mais de 30 dias de vida ou recém-nascido pré-termo que já atingiu 40 semanas de idade pós-conceptual, mas não apresentam condições clínicas para alta hospitalar.
  3. Unidade de Ambulatório: inaugurado em dezembro de 2008, atende prematuros com peso ao nascer inferior a 2000g e crianças a termo com patologias específicas (com equipe multidisciplinar) residentes no Município de Taboão da Serra. Os pacientes residentes do Embu são encaminhados para o Projeto Desenvolver, situado no Município do Embu.

VI. Estatística 2011

  • Número de Nascidos Vivos: 3227
  • Números de Nascidos Vivos < 1500gr: 74
  • Óbitos de RN < 1500gr: 20,2%

VII. Contato

Dra. Ana Lúcia Acquesta
Telefone: 3583-9559 / 8121-4488 / 5044-4488
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Avenida Ibirama, 1214
CEP: 06785-300  
Taboão da Serra - São Paulo
Telefone: 3583-9400